Seguidores

sábado, 15 de outubro de 2011

SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS





Voltar ao topo

Voltar aos folhetos
 
 
 
 


 

 
O QUE É...SUBSTÂNCIA PSICOATIVA?


É toda e qualquer substância que age no cérebro, modificando o seu funcionamento, alterando o humor ou o comportamento.
Portanto, dentro deste grupo de substâncias existem:
1. medicamentos;
2.substâncias de aplicação na vida diária moderna;
3.substâncias que se transformaram em hábitos sociais do ser humano;
4. um grupo de drogas que ocasionam abuso e dependência e são ilegais.
O álcool e o tabaco são socialmente aceitos, assim como o uso de medicamentos prescritos pelos médicos ou, até recomendados por conhecidos. No entanto, é mal vista a mudança de comportamento produzida por qualquer das drogas legais.
Por outro lado, existem substâncias que não têm utilidade médica e são ilegais. Em geral, são substâncias que mudam mais intensamente o comportamento das pessoas e por serem ilegais podem alterar também a forma de vida dos indivíduos.
O QUE É...DROGA DE ABUSO?

Droga de abuso é qualquer substância ou preparação, com pouco uso médico usada primariamente pelos seus efeitos prazerosos, exóticos ou estimulantes. Dentre elas temos: o tabaco e o álcool, que são drogas sociais por excelência; os inalantes, a maconha, a cocaína, o LSD, a mescalina e extratos de cogumelos que são drogas ilícitas, substâncias que só devem ser usadas sob receita médica, como moderadores do apetite, estimulantes, calmantes, entre outras que também passam a ser drogas de abuso, quando utilizada para outros fins ou em excesso.
O abuso de drogas ocorre quando um indivíduo usa repetidamente uma droga, apesar de saber do problema social, de trabalho ou de saúde gerado pelo uso da droga. O uso freqüente de drogas em situações perigosas, como dirigir ou operar máquinas quando intoxicado também caracteriza abuso de drogas.
 QUAIS SÃO OS SINAIS DE DEPENDÊNCIA?
  • Depois da primeira dose a pessoa sente vontade de repetir, mesmo quando prometeu só usar "um pouquinho".
  • Gasta muito do seu tempo para conseguir, usar ou se recuperar do uso da droga.
  • Se apresenta intoxicado (sob efeito da droga) ou com sinais de "falta" da droga nos horários em que deveria estar produzindo (exemplo: falta ao trabalho porque usou a droga ou porque precisa procurar a droga para se sentir "bem").
  • Se afasta da família, do trabalho ou dos divertimentos para ficar usando a droga sozinho ou com outros usuários da droga.
  • A pessoa não pára de usar a droga mesmo quando sabe que esta está lhe fazendo algum mal (saúde, psicológico ou social) porque usa há muito tempo ou em quantidades muito altas.
  • Ocorre tolerância, ou seja, a pessoa precisa usar maior quantidade da droga para sentir o mesmo efeito das primeiras vezes.
  • Se a pessoa parar de usar ou diminuir a quantidade da droga aparecem sintomas de abstinência, ou seja, o organismo "sente falta" da droga.
  • A pessoa usa a droga para não apresentar ou para diminuir os sintomas da abstinência.

O que é Droga de Abuso?