Seguidores

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

EQUINACEA

Equinacea
   Família: Compositae
   Origem: Europa
   Nome Cientifico: Equinacea purpurea, Equinacea angustifolia

   A equinacea é uma planta nativa americana e um dos fitoterápicos mais conhecidos e utilizados na Europa e Estados Unidos na prevenção de gripes e resfriados. É a planta imunoestimulante mais pesquisada no mundo. Os índios americanos foram os primeiros a utilizar esta planta. Tornou-se conhecida pelos botânicos europeus em 1690.

   O sistema imunológico é responsável por nos manter vivos, protegidos e imunes aos milhares de microorganismos que todos os dias invadem nosso corpo e nos expõem a todo tipo de doenças. Existem vários fatores no nosso dia a dia que podem desequilibrar o nosso organismo e o sistema imunológico, como stress da vida moderna, poluição e abuso de medicamentos. E a mais importante indicação da Equinacea é a de atuar como imunoestimulante, aumentando a defesa do organismo em pacientes submetidos a quimioterapia e prevenindo infecções e doenças temporárias, como gripes, resfriados, abcessos, bronquite dor de garganta, dentre outras.

Mecanismo de Ação:

equinacea atua como imunoestimulante por vários mecanismos: estímulo da fagocitose, estímulo da liberação de citocinas e inibição da atividade da hialuronidase. Estudos têm demonstrado que um príncipio da Equinacea, o heteroxilano ativa a fagocitose, e outro o arabinogalactano causa proliferação de linfócitos T e promove a liberação de fator de necrose tumoral (TNF), interleucina 1 e interferon-ß2 de macrófagos. Coletivamente, estas propriedades da Equinacea podem aumentar o nível geral de resistência do organismo a infecção.

Ações da Equinacea:

Estimula a produção de leucócitos;
Atua com um antibiótico natural;
Acelera a reabilitação do organismo;
Efeito anti-inflamatório;
Combate viroses;
Combate a candidíase


Principais usos da equinacea:
     
No aumento das defesas do organismo;
Na profilaxia das gripes e resfriados;
Nas infecções do trato respiratório superior;
Na dor de dente e gengivite;
Nos abcessos, furúnculos e pústulas.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

HEDERA HELIX L




HEDERA  HELIX L.
 
HERA-TREPADEIRA

Família: Araliaceae

Outros Nomes Vulgares: hera, heradeira, hereira, aradeira, hedra, hera-dos-muros, trepadeira.
Características Gerais: Planta trepadeira, escandente ou prostrada, com o caule atingir os 30 m, com ramos lenhosos, muito longos, delgados e flexíveis que se elevam, apoiando-se noutras plantas, por meio de raízes laterais aéreas. As folhas são simples, persistentes, verde-escuras, brilhantes, coriáceas, alternas, lobuladas ou cordadas na fase juvenil a inteiras quando adultas. As inflorescências são pequenas umbelas esféricas com 6 a 8 raios curtos todos num só plano. As flores são hermafroditas, amarelo-esverdeadas, com cálice de 5 dentes curtos soldados ao ovário, sépalas triangulares e corola constituida por 5 pétalas lanceoladas. Androceu com 5 estames alternando com as pétalas. O fruto é uma pseudobaga globosa, negra na maturação com 4 a 5 sementes rugosas e rosadas.
Floração: De Setembro a Outubro.
Habitat: Trepadeira de sebes, muros e árvores, ou cobrindo o chão de matas em locais úmidos.
Distribuição: Frequente em todo o país, até 1000 m.
Curiosidades: Há quem a considere uma planta ornamental de muros e jardins, ou uma planta prejudicial que deteriora paredes e que quando invade o solo, impede que outras plantas se desenvolvam. No entanto, apesar de se agarrar aos troncos das árvores, a hera não é uma planta parasita, pois não se alimenta da sua seiva. Os seus frutos que amadurecem na Primavera. São tóxicos.

 Informação medicinal

As folhas secas dessa planta possuem propriedades fitoterápicas ao serem utilizadas por infusão, sendo indicadas para o tratamento sintomático de bronquites, graças ao seu efeito mucolitico, expectorante e broncodilatador facilitando a expectoração e melhorando a respiração. Entretanto, o contato com a seiva da folha causa dermatite alérgica com formação de edema local, dor e eritema com lesões vesiculosas. Além disso, as próprias folhas ou frutos quando ingeridos causam náuseas, vômitos, salivação excessiva, dor abdominal, diarréia, problemas respiratórios e neurológicos.

GUACO / MIKANIA GLOMERATA


GUACO  -  MIKANIA GLOMERATA SPRENG


Guaco, é uma planta medicinal, com efeito broncodilatador e expectorante. De nome científico Mikania glomerata Spreng., pode ser também conhecida como ervas de serpentes, cipó -catinga ou erva de cobra.

Propriedades

Broncodilatador, anti-séptico, expectorante, febrífugo, anti-asmático, sudorífico, anti-reumático e cicatrizante.

Para que serve

Gripe, tosse, rouquidão, infecção na garganta, bronquite, alergias, infecções na pele e reumatismo.

Contra -indicações

É contra indicado para indivíduos com doenças no fígado, indivíduos que utilizam anticoagulantes e para crianças menores de 1 ano de idade.

Efeitos colaterais

Hemorragias se usado por tempo prolongado.

Modo de usar

Para fins terapêuticos são usadas as folhas da planta ou xarope.
  • Uso interno: (reumatismos, inflamações ) Preparar o chá da planta, colocando suas folhas em água fervente. Beber 2 xícaras de café ao dia.
    (tosse, rouquidão e problemas respiratórios) Uma colher de chá de xarope de 4 em 4 horas.
  • Uso externo:
    Aplicar sobre reumatismos e áreas lesionadas, como compressa.

Super dosagem

Aumento dos batimentos cardíacos, vômitos e diarréia.