Seguidores

terça-feira, 10 de julho de 2012

ENFISEMA

Enfisema


Alguns fatores hereditários também podem contribuir para o aparecimento do enfisema.
Relativamente rara, a deficiência congênita de uma enzima protetora dos pulmões pode indicar maior predisposição para desenvolver a doença mesmo em não-fumantes. Nesse caso, ela se manifesta em pessoas mais jovens e sua evolução é mais rápida.

Sintomas

Respiração ofegante com chiado, tosse, sensação de sufoco são sintomas do enfisema, mas o pior deles é a falta de ar que se agrava à medida que a doença se agrava. Os pulmões se tornam menos eficientes e o peito adquire uma forma cilíndrica característica da doença.
No enfisema, os alvéolos ficam comprometidos e perdem a capacidade de fornecer oxigênio ao sangue e dele retirar o dióxido de carbono.
Alvéolos saudáveis são minúsculos, numerosos, esponjosos e elásticos.
No enfisema, são maiores, menos numerosos e comparativamente mais rígidos.
 Nos estágios avançados da doença, a pessoa fica impossibilitada de executar até mesmo atividades físicas insignificantes e pode necessitar de oxigênio suplementar. Nesses casos, o enfisema pode ser fatal.

Apague o seu cigarro

Recomendações

* Se você fuma, abandone o cigarro. A suspensão do fumo impede a progressão da doença, porém não reverte o processo. Os danos aos alvéolos são permanentes e os sintomas do enfisema permanecem. Novos tratamentos que buscam minimizar seus efeitos vêm sendo testados com sucesso.

Um comentário:

  1. SE TODOS FUMANTES ACREDITASSEM NAS ADVERTÊNCIAS, JAMAIS COLOCARIAM UM CIGARRO NA BOCA. DEPOIS DE MAIS DE 40 ANOS FUNANDO E 10 DE EX FUMANTE, TIVE UM AVC QUE PARALISOU TUDO EM MINHA VIDA, PARA OS MÉDICOS: GRAVIDADE MÉDIA REALMENTE, FOI LEVE, MAS DETERMINANTE, É COMO TIVESSE MORRIDO: 50 ANOS TRABALHANDO E UM DIA DEPOIS DE UM EXAME DE CARÓTIDA, PERDER TUDO, EMPREGO,CARRO, LIBERDADE. FIQUEI CEGO POR 1 SEMANA. FAZEM 6 ANOS E AINDA NÃO ESTOU RECUPERADO. PARE DE FUMAR AGORA, OU FAÇA UM BOM SEGURO DE VIDA. SUA FAMÍLIA VAI PRECISAR, COMEÇANDO PELO SEU ENTERRO, OU 1 CADEIRA DE RODAS. BOA SORTE

    ResponderExcluir